A definição mais citada de desenvolvimento sustentável vem da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU: “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. É o equilíbrio entre meio ambiente, equidade e economia. Com até um terço dos alimentos sendo desperdiçados, seja por deterioração, sobras ou quebras na cadeia de suprimentos, é fundamental que os processadores de carne e aves façam sua parte para manter a proteína de alta qualidade acessível e sem desperdício.
A Corbion defende a sustentabilidade em todas as suas formas: por meio da preservação de alimentos, da produção de alimentos, da saúde e do planeta. Por esses esforços, em 2020, a Corbion recebeu o Platinum Ecovadis Sustainability Rating, ficando no topo do ranking em seu setor de negócios. Essa classificação avalia quatro áreas principais: meio ambiente, práticas trabalhistas, práticas comerciais justas e compras sustentáveis.
A Corbion incorpora a sustentabilidade em seu modelo de negócios. Adotou três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, incluindo o ODS #2 Fome Zero. Reduzir o desperdício de alimentos em toda a cadeia de suprimentos e em casa é essencial para alcançar a fome zero em todo o mundo. Isso também tem um impacto direto nas emissões de dióxido de carbono, que engloba outro ODS adotado pela Corbion: ODS #12 Consumo e Produção Responsável para preservar o planeta. O terceiro ODS que a Corbion adotou é o ODS #3 para preservação da boa saúde e bem-estar.
“Nossas principais formas de parceria em sustentabilidade nas indústrias de carnes e aves são prolongar a shelf life, retardar a rançosidade e manter os patógenos afastados de carnes cruas, carnes cozidas, frutos do mar, carnes alternativas e muito outras.” Garret McCoy. Gerente Sênior de R&D, Corbion
Por mais que muita coisa permaneça desconhecida em relação às variantes do COVID-19, parece que os problemas na supply chain – no front e no back ends – não vão desaparecer tão cedo. Esse caos da supply chain pode levar à perda de lucros e ao aumento do desperdício à medida que as empresas lutam para atender a demanda do consumidor.
Reduzir o desperdício e priorizar a sustentabilidade geralmente é uma reflexão tardia ao explorar maneiras de melhorar a supply chain e aumentar os lucros, mas, na realidade, em tempos de custos operacionais mais altos, como os atuais, a economia de cada país ajuda as empresas a permanecerem lucrativas. Práticas sustentáveis podem ser uma solução para criar supply chains mais eficientes e lucrativas. Isso não apenas permite que as empresas economizem milhares de dólares com a redução de resíduos, aumentando assim seus resultados, mas essas práticas sustentáveis também atraem consumidores e investidores ambientalmente conscientes, tornando a empresa mais lucrativa a longo prazo.
Uma maneira de fazer isso é aproveitar a tecnologia para garantir que os produtos perecíveis não sejam desperdiçados. Preservar a segurança alimentar, o prazo de validade, a textura e os benefícios nutricionais com soluções de ingredientes alimentares auxiliam nesses esforços. Por exemplo, mais de 20% da carne e aves produzidas anualmente são perdidas ou desperdiçadas. As soluções da Corbion para carne processada prolongam a shelf life e mantém os alimentos mais seguros contra patógenos e deterioração por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir o desperdício.
“Reduzir o desperdício global de carne e aves em 25% evitaria 170 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono”, diz Ashley Robertson, Diretor de Marketing Global da Corbion. “Isso equivale a tirar 33 milhões de carros das ruas.”
Há também maneiras adicionais de reduzir o desperdício, incluindo observar os esforços de seus fornecedores e suas frotas. É fundamental desenvolver uma forte cultura de sustentabilidade em seu local de trabalho. Comece com os seus colaboradores.
A Corbion leva isso a sério. Como parte do ODS #3 - Boa Saúde e Bem-Estar, a empresa visa criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e ecológico.
“Trabalharemos com segurança e sem impacto ambiental ou comunitário adverso, e nossa cultura aberta e transparente nos ajuda a melhorar continuamente a segurança e o desempenho ambiental”, diz Marcel Wubbolts, Diretor de Ciência e Sustentabilidade da Corbion. “Da mesma forma que estabelecemos padrões para nós mesmos, também fazemos para os fornecedores de nossas matérias-primas. Os fornecedores em potencial são rigorosamente verificados para garantir que compartilhem e cumpram os principais valores e requisitos da nossa empresa.”
Os esforços em direção ao ODS #12 Consumo e Produção Responsável incluem a parceria da Corbion com seus fornecedores para promover a agricultura sustentável. Embora alguns desses esforços não afetem diretamente a indústria de carnes e aves de hoje, eles farão a diferença na capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. Os esforços incluem parcerias com organizações como Field to Market, Roundtable on Sustainable Palm Oil e Bonsucro.
“Sabemos que mudanças significativas só podem ser alcançadas quando trabalhamos juntos”, diz Wubbolts. “Podemos coletivamente parar de dar como certo que sempre haverá ‘mais’ e começar a encontrar novas maneiras de operar, maneiras que não apenas ‘peguem’, mas que respeitem os limites naturais do planeta. Para fazer isso, podemos agir agora… e colocar a preservação no centro de tudo o que fazemos.”
Comentários